Home · Notícias
28/09/2012
Conheça o Neja de Araraquara

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Araraquara passou a contar com uma escola exclusivamente dedicada à modalidade, por força de lei municipal, em maio de 2011.


Localizada em um antigo – e amplo – casarão no centro da cidade, o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos “Irmã Edith” atende cerca de 500 estudantes, quase 80% do total de matriculados na EJA oferecida pela secretaria de Educação do município. Outras três escolas do município tem turmas da EJA, apenas no período noturno.


O prédio onde fica o Núcleo é composto por cinco salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, secretaria, copa e cozinha para professores, dependências administrativas, lavanderia, banheiros com acessibilidade, área de alimentação para estudantes, três depósitos para suprimentos e um extenso espaço de convivência no jardim.


O espaço que parece sob medida para acolher jovens e adultos chama atenção de quem visita o Neja de Araraquara. Para a coordenadora técnica do Núcleo, Helena de Oliveira, “essa é uma conquista da Educação de Jovens e Adultos, que tem um longo histórico de exclusão. Pois é um espaço pensado para eles, que precisam de condições que atendam as suas necessidades. Isso vai das instalações à forma como lidamos com conflitos aqui dentro. Eles são jovens e adultos e querem ser tratados como tal”, disse Helena.

Leia também:

- Araraquara: olhar diferenciado para a EJA
- Interdisciplinaridade caracteriza oficinas no Neja de Araraquara