Home · Conteúdos
Volume 1
Surgimento da Sociologia
Como nasce uma ciência? Nesse vídeo, você conhecerá como o advento da Revolução Industrial transformou a sociedade e demandou estudos para melhor compreendê-la. E assim nasceu a Sociologia.
Autores clássicos da Sociologia
Nesse vídeo são apresentados os autores clássicos da Sociologia. São eles: Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Você vai conhecer como o pensamento dos três autores traz contribuições para a Sociologia até hoje.
Volume 2
Desigualdade social
Quais são as raízes da desigualdade no Brasil? Por que o mercado de trabalho é menos favorável para as mulheres negras? Conheça as razões históricas que podem estar relacionadas a vários tipos de desigualdade presentes no país ? de renda, de gênero, de classe.
Faces da violência
A violência está cada vez mais presente no cotidiano. O simples ato de ligar a televisão já nos apresenta uma série de cenas violentas, fictícias ou não. Mas será que apenas uma cena de crime pode ser considerada como violência? Descubra, assistindo a esse vídeo, as diversas formas que a violência assume.
Volume 3
Trabalho precário e terceirização
Você conhece alguém que faz ?bicos? para sobreviver? E uma pessoa que é contratada por uma empresa, mas seu local de trabalho é em outra? O vídeo apresenta a história de dois trabalhadores que exercem a mesma ocupação, mas cada um tem um tipo de contrato. Conheça essas diferenças, assistindo a esse vídeo.
Organização do trabalho
Você já parou para pensar que mesmo para realizar tarefas simples precisamos de um método? O vídeo conta como o engenheiro Frederick Taylor desenvolveu, no começo do século XX, uma forma de organizar o trabalho de maneira a contratar menos trabalhadores e produzir mais.
Força feminina
Mulheres e homens recebem o mesmo salário quando realizam a mesma função? Existe ?trabalho de homem? e ?trabalho de mulher?? Conhecendo a história de vida de três trabalhadoras, você terá mais informações para refletir sobre esse assunto.
Sindicalismo: uma história
Os direitos trabalhistas que temos hoje são o resultado de muitas lutas. Assistindo a esse vídeo, você conhecerá as origens do movimento sindical até a atualidade, além de tirar suas conclusões sobre os caminhos traçados pelo sindicalismo no Brasil.