Home · Conteúdos
Volume 1
Conjuntos numéricos no dia a dia
Os números estão em todo lugar: no tamanho de sua roupa, de seu sapato, para diferenciar as linhas de ônibus, no seu telefone. Mas como eles surgiram? Como os números evoluíram a partir das necessidades humanas? Como são usados? Nesse vídeo, conheça os conjuntos numéricos e suas propriedades
Relações entre grandezas
Como calcular uma área a ser coberta por ladrilhos? E o rendimento de um comércio de acordo com seu volume de vendas? Para essas e outras necessidades do dia a dia existem fórmulas, tabelas, gráficos e outras expressões matemáticas. O vídeo fala sobre a relação entre grandezas e como elas podem ser apresentadas por expressões matemáticas.
Funções de 1º grau
As funções de 1º grau são apresentadas a partir de exemplos do cotidiano. Como um taxista calcula o quanto gasta de combustível? Como um usuário de telefone sabe quanto vai gastar de acordo com o seu plano? Nesse vídeo, a revisão de conhecimentos sobre tabelas e gráficos ajuda na resolução de algumas funções. Veja também a construção de gráficos no plano cartesiano.
Equações e funções quadráticas
A partir do cálculo de renda em uma festa beneficente, o vídeo aborda as equações de 2o grau, sua conceituação e sua fórmula resolutória. Mostra ainda como se constrói uma parábola ? o gráfico dessas funções. E explica, passo a passo, como se interpreta sua intersecção com os eixos do plano cartesiano.
Relações geométricas
Como determinar alturas e distâncias inacessíveis, impossíveis de serem medidas com trenas ou outros instrumentos? Ao longo da História, esse tipo de problema levou matemáticos a buscar soluções a partir da geometria. Além dos estudos do grego Hiparco, o vídeo demonstra detalhadamente o teorema de Tales de Mileto e o teorema de Pitágoras.
Volume 2
Sequências numéricas
Em várias situações do dia a dia nos deparamos com sequências numéricas com um padrão de regularidade. Um exemplo? Os telefones de emergência em uma estrada, a cada três quilômetros. Mas nem sempre é fácil de perceber a regularidade das sequências. Às vezes, é preciso fazer cálculos como o vídeo mostra. Destaque para as progressões aritméticas e geométricas.
Logaritmo tem história
O que é logaritmo? Para que serve? Quando é usado? O vídeo, além de responder a essas perguntas, conta sua evolução ao longo dos tempos. E mostra como um método criado pelo grego Arquimedes para efetuar cálculos complexos no século III a.C. foi relacionado, tempos depois, à exponenciação e à logaritmação.
Para que serve o logaritmo?
Você pode não perceber, mas o cálculo de logaritmo pode ser fundamental em várias situações. Para saber o valor de juros sobre juros. Na comparação da intensidade de terremotos. Ou ainda para determinar a data de achados arqueológicos. O vídeo mostra que hoje existem programas de computador para essas situações específicas. Mas sempre a partir de cálculos de logaritmo.
Matrizes no cotidiano
Como seu time de futebol está no campeonato? Sabia que a tabela, aquela que mostra a colocação dos times, é uma matriz? Partindo desse e de outros exemplos, o vídeo apresenta as matrizes e suas propriedades, relacionando-as às tabelas. Especialistas explicam como interpretar e fazer operações com matrizes.
O mundo em três dimensões
Olhe à sua volta. Quais formas você vê? Em um passeio pela cidade, o vídeo destaca algumas figuras geométricas e objetos tridimensionais. Aproveita também para discutir diferenças e semelhanças entre o plano e o tridimensional, com suas características e propriedades.
Objetos tridimensionais
Tente desmontar uma caixa de papel sem rasgar. Ao estender a caixa aberta sobre uma mesa, você a estará planificando. Esse vídeo mostra por que a planificação é procedimento comum e útil atualmente. E destaca os poliedros, figuras geométricas importantes não só para a Matemática, mas também para outras áreas do conhecimento, como a Arquitetura e a Astronomia.
Volume 3
Áreas e volumes
Como calcular áreas e volumes de corpos redondos? Uma visita ao alfaiate, para quem as medidas e cálculos são fundamentais, ajuda a entender. O vídeo mostra ainda como os cálculos para as circunferências evoluiu ao longo dos tempos, a partir dos estudos sobre proporção do grego Arquimedes, cerca de 200 anos a.C.
Geometria analítica
O GPS facilitou a vida de muita gente. Mas o que poucos sabem é que para localizar endereços e lugares, essa tecnologia usa o conceito de plano cartesiano. O vídeo relembra esse conteúdo para apresentar a geometria analítica e as funções de 1º grau.
Análise combinatória
Uma boa dica para diminuir a bagagem na hora de viajar é levar peças que combinem entre si. E que juntas componham o maior número possível de figurinos. Partindo dessa situação, o vídeo mostra o que é e quando se usa a análise combinatória. Apresenta ainda a diferença entre arranjos e combinações, além da forma de calculá-los.
Probabilidade
Qual é a probabilidade de um goleiro pegar um pênalti se ficar no meio do gol? E de um acidente de trânsito ser causado por uma mulher? A probabilidade não é uma simples previsão. É o estudo das possibilidades de ocorrer um determinado evento com base em fatos. Veja, passo a passo, como e por que se usa o cálculo de probabilidades.
Introdução à trigonometria
Uma visita ao parque de diversões se torna uma boa oportunidade para aprender os conceitos básicos da trigonometria. Nesse vídeo, você fica sabendo como grandes pensadores resolveram problemas complexos para suas épocas a partir do estudo dos triângulos e da relação entre seus ângulos e lados.