Home · Conteúdos
Volume 1
Controle da qualidade dos combustíveis
Sem um bom combustível o carro não funciona bem. Mas você sabe quais são os processos envolvidos no controle de qualidade dos combustíveis? A partir desse assunto de interesse público, o vídeo trata de duas propriedades químicas: densidade e solubilidade. E mostra como elas são importantes para verificar se um combustível está ou não adulterado.
Fermentação
Usada desde a Antiguidade para a produção de alimentos, bebidas e medicamentos, a fermentação teve seus mistérios desvendados por Louis Pasteur, em 1864. O vídeo mostra uma experiência com a fermentação de caldo de cana para a produção de álcool. Destaque para o processo de destilação na separação das substâncias.
Volume 2
Ligações químicas
Tudo o que existe no mundo é formado pela combinação de pouco mais de 80 elementos químicos. O vídeo mostra como esses elementos estão organizados na tabela periódica, de acordo com a semelhança de suas propriedades. A partir de experiências de laboratório, destaca as diferenças nas ligações químicas entre sais, bases e metais.
Por dentro da pilha
Você sabe como foi inventada a pilha? Em1800, o físico italiano Alessandro Volta criou um equipamento que gerava corrente contínua a partir de reações químicas. Mas como isso acontece? Para explicar, o vídeo mostra em laboratório as reações de oxidorredução: quando há transferência dos elétrons nos átomos e produção de corrente elétrica.
Volume 3
Reações químicas
As reações químicas acontecem o tempo todo à nossa volta. A fruta que se estraga, o comprimido efervescente derretendo na água ou a queima do carvão na churrasqueira. Mas por que, às vezes, as reações ocorrem com maior rapidez? O vídeo usa vários exemplos cotidianos e mostra, também no laboratório, os vários fatores que podem alterar o tempo das reações.
Por dentro do pH
A partir do exemplo de um grande aquário marinho, o vídeo apresenta o conceito de pH e fala da importância de seu controle em várias situações, como no tratamento de água e até mesmo no sangue. Demonstrações no laboratório destacam soluções com diferentes pHs. Você vai saber também como funciona uma solução tampão, cujo pH se mantém praticamente constante.