Home · Conteúdos
Volume 1
Linguagens e contextos
O vídeo aborda os diferentes tipos de linguagem que fazem parte do nosso dia a dia, como a linguagem verbal, visual, gestual e sonora. Esse vídeo aprofunda os conteúdos desenvolvidos na Unidade 1 do Caderno do Estudante de Língua Portuguesa.
O mundo da leitura
Hoje, a leitura silenciosa é comum. Mas até a Idade Média ? quando a maioria das pessoas não sabia ler ? os textos eram escritos para serem escutados, em lugares públicos. O vídeo fala sobre a história da leitura. E discute como ler pode ampliar nossas experiências, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos.
Literatura em prosa e verso
A literatura nos leva a viver outras histórias, a conhecer outros mundos. Independentemente do gênero e do estilo, ela pode ser uma porta aberta para a imaginação de quem lê. Mas o que torna a literatura tão poderosa? No vídeo, escritores como Milton Hatoum, Ferréz e Fabrício Corsaletti falam sobre o tema e sobre a produção de textos literários
Mil e uma histórias
Contar histórias. Esse costume milenar fez com que muitas narrativas continuassem vivas ao longo dos tempos, mesmo sem seu registro escrito. O vídeo fala da transposição de narrativas orais para a modalidade escrita. E também explora os contos de ?As Mil e Uma Noites?. Conheça Sherazade e saiba como ela evitou a própria morte contando histórias.
Uma língua, muitas línguas
Você sabe o que é apitadela? E atacador? Então, assista ao vídeo e conheça essas duas palavras da língua portuguesa. Falada em oito países, como Moçambique e Portugal, nossa língua tem variações e diversos modos de uso. Saiba como influências culturais, históricas e sociais influenciam e transformam a língua portuguesa.
Volume 2
Crônica, um gênero brasileiro
Nesse vídeo você conhecerá as principais características da crônica. Presente nos jornais, revistas e livros, a crônica costuma trazer um olhar poético e atento aos fatos corriqueiros. Os cronistas José Roberto Torero, Ivan Ângelo e Antonio Prata falam sobre suas fontes de inspiração e desse gênero leve, agradável e tão brasileiro.
Escrever é preciso
Você já esteve diante de uma folha de papel ou de uma tela em branco sem saber como começar o texto? Então, saiba que planejar e organizar as ideias podem fazer toda a diferença. O vídeo fala das várias etapas envolvidas na escrita e apresenta a experiência de três pessoas que lidam com essa tarefa com frequência.
Pontuação, coerência e coesão
Qual é a importância da pontuação em um texto? Por que precisamos escrever sempre com coesão e coerência? Essas questões são tratadas nesse vídeo, que nos ajuda a compreender por que esses recursos são essenciais para se produzir bons textos.
Canções de Noel Rosa
?Com que roupa? foi o primeiro sucesso de Noel Rosa e lançado no carnaval de 1931. Mas até hoje seus sambas são lembrados. Tornaram-se verdadeiros clássicos da música brasileira, gravados por intérpretes de várias épocas. O vídeo apresenta a vida e a obra de Noel Rosa. Com a participação de músicos como o roqueiro Paulo Miklos e o compositor Luiz Tatit.
Poder de síntese
Uma das tarefas do juiz de futebol é fazer a súmula: um resumo da partida com seus principais lances. Outros profissionais, como jornalistas, professores e escritores, também precisam sintetizar e resumir informações. Mas como escrever de forma sintética? E organizar um resumo? O vídeo dá várias dicas.
Volume 3
Os textos conversam?
A partir do poema ?Canção do Exílio?, escrito por Gonçalves Dias em 1843, o vídeo mostra como textos de autores diferentes, de épocas diferentes, podem estar relacionados. É a intertextualidade.
Machado de Assis, um clássico
Machado de Assis está entre os grandes autores clássicos da literatura brasileira. Mesmo quem não leu seus livros, já ouviu falar de personagens como Capitu e Bentinho. Mas o que faz de uma obra um clássico? Entenda por que livros como ?Dom Casmurro? e ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? atravessaram gerações, inspirando o cinema e a televisão.
Relatar, uma arte
O que o navegador Amyr Klink, o escrivão Pero Vaz de Caminha e a adolescente alemã Anne Frank têm em comum? Todos produziram relatos a partir de suas experiências de vida e de fatos que testemunharam. O vídeo mostra como os relatos são essenciais para se preservar a memória das ações humanas, seja por meio de diários, cartas ou depoimentos.
Redação: provas e concursos
Vai prestar um concurso? Está preocupado com a redação? Então, aproveite as dicas e sugestões desse vídeo. Além de saber como a leitura é importante para se manter atualizado, você vai conhecer etapas fundamentais para a escrita de uma boa redação. Do rascunho à revisão do texto.
Contos Fantásticos
Um sofá no qual todos se sentam para morrer. Esse é o personagem principal do conto ?Propriedades de um Sofá?, do argentino Julio Cortázar. No vídeo, o conto é interpretado pelo ator Marat Descartes. Uma oportunidade para saber mais sobre o universo da literatura fantástica, que desde o século XIX vem conquistando leitores.