Home · Conteúdos
Volume 1
Escravidão na Antiguidade
A Grécia Antiga deu origem à Filosofia e à Democracia. O Império Romano conquistou boa parte do mundo antigo. São os berços da cultura ocidental. Mas essas grandes civilizações não se sustentariam sem o trabalho escravo. O vídeo mostra o papel da escravidão na Antiguidade, explorando suas formas e funções sociais.
O Renascimento
Europa, final da Idade Média. Uma série de transformações econômicas e sociais contribuiu para um momento de florescer artístico, urbano e comercial. Foi o chamado Renascimento. Esse contexto trouxe também a ascensão de uma nova classe: os burgueses. E as condições para a expansão do capitalismo nas sociedades ocidentais.
Volume 2
Os bandeirantes
Durante muito tempo os bandeirantes foram retratados como grandes desbravadores. Mas a História ganha novas interpretações. Se por um lado eles expandiram as fronteiras do futuro país, por outro dizimaram inúmeras comunidades indígenas. O vídeo destaca a relação dos bandeirantes com o poder colonial e mostra como se construiu o mito em torno de seu heroísmo.
Legados da Revolução Francesa
A Revolução Francesa pôs fim à sociedade feudal e abriu caminhos para a modernidade. Seu lema ? Liberdade, Igualdade e Fraternidade ? atravessou o tempo e inspirou as bases para nossa organização política atual. O vídeo destaca o legado desse conjunto de acontecimentos que influenciou a história de vários países.
Volume 3
O trabalho em tempos de ditadura
O golpe de 64 feriu mortalmente a democracia. Mas qual foi o seu impacto direto sobre os trabalhadores? O depoimento de um líder sindical na época lembra como a ditadura interveio nos sindicatos com violência e repressão a qualquer tipo de organização. O vídeo destaca também a economia no governo militar e o fortalecimento do capital internacional.
O Brasil e a nova ordem econômica
Como conciliar os direitos trabalhistas e a realidade econômica atual? Quais são os novos desafios para os trabalhadores brasileiros? Para refletir sobre essas questões, o vídeo trata das mudanças ocorridas no país após a redemocratização. A recuperação dos direitos civis, políticos e trabalhistas convive com a terceirização e a revolução tecnológica.