Home · Conteúdos
Volume 1
Linguagens da arte
Como as formas, os volumes e as cores deixam de ser simples imagens para se transformar em arte? Um artista pode levar muito tempo descobrindo e redescobrindo como combinar esses elementos para se expressar. O vídeo revela esse processo no trabalho de dois artistas: Inaê Coutinho, que é fotógrafa, e Paulo Pasta, pintor. Participação do curador Agnaldo Farias.
A construção da sonoridade
É possível fazer música a partir de pedaços de madeira, materiais de construção, colheres e latas? O músico, professor e luthier Fernando Sardo mostra que sim. Nesse vídeo, ele apresenta alguns instrumentos não convencionais desenvolvidos em suas pesquisas. E produz sons a partir de materiais orgânicos e industrializados.
Volume 2
Semana de Arte Moderna
Nesse vídeo, a Semana de 22 é narrada por Oswald de Andrade, um de seus principais expoentes. Transgressor e irônico, o poeta relembra os eventos da Semana no cenário onde tudo aconteceu: o Teatro Municipal de São Paulo. Entenda por que as novas propostas trazidas pelo movimento geraram polêmica na época e vários desdobramentos no futuro.
Dança: corpo e movimento
Quais são as diferenças entre dança clássica e moderna? Para responder à pergunta, o vídeo mostra as principais características desses dois tipos de expressão. Destaque para os depoimentos dos coreógrafos J.C. Violla e Maria Mommensohn, que apresentam elementos da teoria formulada por Rudolf Von Laban, grande ícone da dança moderna.
Volume 3
Arte contemporânea 1
Uma peça pode ser encenada em um rio? Música e vídeo podem ser apresentados como arte em um museu? Na arte contemporânea não há fronteiras entre as várias linguagens. Para conhecer o mundo da arte contemporânea, acompanhe com esse vídeo de uma visita ao Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Inhotim reúne um acervo importante, com quase duzentas obras.
Arte contemporânea 2
A viagem ao Instituto Inhotim continua. Nesse vídeo, o educador Evandro Nicolau propõe aos visitantes que analisem várias obras. É um momento para refletir sobre o próprio olhar. Algumas das obras apresentadas são Diálogos com Amaú, de Miguel Rio Branco, De Lama Lâmina, de Matthew Barney, e Tereza, do artista pernambucano Tunga.