Home · Conteúdos
Volume 1
Acerte no ângulo
O vídeo mostra alguns polígonos e seus ângulos, em especial o octógono e o triângulo.
Medidas no dia a dia
A importância das medidas em nosso dia a dia e os instrumentos de medição são os conteúdos deste vídeo.
Medidas no trabalho
Este vídeo apresenta instrumentos de medidas utilizados em algumas profissões: taxista (odômetro), costureira (fita métrica), pedreiro (trena), entre outros.
Números para contar
Neste vídeo são apresentadas inúmeras situações em que o ser humano utiliza os números e suas diferentes funções: contar, ordenar, medir.
Números, não para contar!
Este vídeo trabalha com os números que não são usados para fazer contas, são números com função de códigos: CEP, números de casas nas ruas, senhas, placas de carro, linhas de ônibus etc.
O mundo é geométrico
Estão neste vídeo as formas geométricas encontradas no cotidiano, existentes tanto na natureza quanto aquelas criadas pelo ser humano. Destaca, também, a geometria na arte concreta e em algumas profissões.
Os números em nosso cotidiano
Este vídeo apresenta as diferentes formas de cálculo: mental e com calculadora, além das diferentes estratégias que as pessoas utilizam para chegar ao resultado correto.
Os números são notícia
O vídeo trabalha com a leitura dos números em notícias e sua importância para o conhecimento cotidiano.
Simetria
Este vídeo trata do conceito de simetria e como ela está presente em nossa vida: na natureza, na cidade, no corpo humano, na marcenaria, no trabalho da costureira e na arte.
Volume 2
Números quebrados: as frações
Por meio da apresentação de diversas situações cotidianas em que as frações são utilizadas, o vídeo mostra como e por que são necessárias as frações. A comparação entre frações e o conceito de frações equivalentes também são abordados no vídeo.
A matemática dos índices
Neste vídeo, os protagonistas têm contato com alguns índices e conhecem de que modo eles são compostos. São utilizados como exemplos: o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), utilizado para o reajuste de aluguéis, e o Índice de Massa Corporal (IMC).
Escala: organizando medições
O vídeo introduz o conceito de escala, por meio da apresentação de situações em que são utilizadas escalas para a representação da realidade, como, por exemplo, as representações cartográficas e o aeromodelismo.
Fazendo contas com decimais
O vídeo mostra como são feitas operações matemáticas - adição, subtração, multiplicação e divisão - com números decimais, enfatizando situações em que esse conhecimento é exigido.
Números quebrados: os decimais
Neste vídeo são apresentadas situações em que números decimais são utilizados, tendo como exemplo o sistema de pontuação atual na competição das escolas de samba no carnaval paulista. A relação entre fração e números decimais também é abordada no vídeo, assim como as regras de arredondamento.
Porcentagens: 100 mistério
Para mostrar aos estudantes o que são e como trabalhar com porcentagens, o vídeo discute financiamentos imobiliários e empréstimos bancários, temas que fazem parte do universo dos estudantes. Os juros são apresentados no vídeo como uma proporção do valor emprestado, que é cobrada pela instituição financeira.
Proporcionalidade: comparando partes
Para auxiliar na apresentação do conceito de proporcionalidade, este vídeo mostra situações em que a proporcionalidade é utilizada no mundo do trabalho e no dia a dia dos trabalhadores, como o cálculo de horas extras, 13º salário, férias, abono constitucional e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Razão: comparando grandezas semelhantes
O vídeo aborda o conceito de razões e sua aplicabilidade. Entre as situações apresentadas, mostra a relação candidato-vaga (relação entre o número de candidatos a uma vaga de emprego ou matrícula escolar e o número de vagas disponíveis), a relação entre ingredientes de receitas e a relação entre consumo de alimentos e gasto energético.
Volume 3
Área
Os caminhos para se chegar às áreas de quadrados, retângulos e triângulos são apresentados nesse vídeo. Esses cálculos estão presentes no cotidiano de agricultores e topógrafos, profissionais que precisam calcular as áreas de extensões de terra com frequência.
Equações
O vídeo explica o que é uma equação matemática e apresenta alguns profissionais que se valem das equações para resolver problemas em seu dia a dia, como eletricistas, engenheiros hidráulicos e nutricionistas.
Números inteiros
Os números negativos em situações práticas do cotidiano são os destaques desse vídeo. Eles surgiram a partir da necessidade do ser humano registrar a "falta" em atividades comerciais. Atualmente estão por todos os lados, nos índices de inflação, saldos bancários e balanços financeiros.
Operações com números inteiros
Como fazer contas que envolvam números positivos e negativos? O vídeo dá exemplos e dicas para não se confundir com os sinais, como a utilização da reta numérica.
Potenciação
A potenciação facilita vários tipos de cálculos no mundo do trabalho, como os de juros compostos, crescimento populacional, crescimento bacteriano, entre outros. O vídeo também aborda a fatoração.
Radiciação e seus usos
Como saber se o sofá cabe na área da sala? Como desenhar um móvel em forma de cubo com determinada área? Problemas como esses podem ser resolvidos com mais facilidade por meio do uso das raízes quadrada e cúbica.
Volume 4
A linguagem da Matemática
O vídeo demonstra como as fórmulas matemáticas que lançam mão de letras e números, chamadas de expressões algébricas, estão presentes em nossa vida. A partir de questões como o cálculo do imposto de renda retido na fonte e do balanço do banco de horas, o vídeo explora as características dessas fórmulas e mostra o quanto elas nos ajudam.
Equações e gráficos
Um exame médico é o ponto de partida deste vídeo. Ele demonstra que equações e gráficos fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que a gente não perceba. O eletrocardiograma, por exemplo, demonstra o pulsar do coração de forma gráfica. Em gráfico, também é possível observar melhor os vários perfis da população ou um balanço de vendas, entre outros quadros numéricos.
Equações para resolver problemas
Como descobrir o número de crianças e de adultos numa festa de bairro? Por meio de situações lúdicas, o vídeo aborda a utilidade dos sistemas de equações e de incógnitas para resolver questões como essa. Observa, também, como a Matemática pode ser compreendida de um jeito simples.
Figuras congruentes
Questões matemáticas com figuras congruentes podem ser compreendidas por meio da montagem de um painel trabalhado com restos de madeira. O vídeo mostra, de maneira prática, outros exemplos comuns de congruência na construção civil, como o encaixe de janelas, de vidros e de esquadrias.
Medições indiretas
Para medir distâncias inacessíveis, a Matemática usa a equação das medições indiretas. Neste vídeo, os personagens estão em uma marcenaria e discutem como medir a fachada de um prédio que será coberta por um painel de madeira. Mostra, ainda, como é possível realizar medições indiretas com segurança.
Proporcionalidade das figuras
Para ampliar uma fotografia sem distorcer a imagem, os personagens deste vídeo usam a proporcionalidade. Ampliar ou reduzir figuras são práticas comuns, principalmente aos usuários de computador. O vídeo apresenta como a Matemática está contida nos aspectos das novas telas de TV e de HDTV, bem como na diagramação de um jornal.
Mundo do Trabalho
Mundo do trabalho - Por conta própria
O trabalho por conta própria é o tema deste vídeo. Por meio da história de duas costureiras, busca-se discutir variados aspectos dessa forma de inserção no mercado de trabalho, entre eles a possibilidade desse trabalho ser realizado na total informalidade, ou de maneira formal, e a instabilidade à qual esses trabalhadores estão sujeitos.
Mundo do trabalho - Previdência Social
Você sabia que existem 17 milhões de aposentados no Brasil? Esse vídeo fala sobre o sistema previdenciário brasileiro, responsável pelo pagamento das aposentadorias para aqueles que, ao longo de sua vida, contribuíram para a Previdência e, também, por garantir renda àqueles que se veem impedidos de trabalhar por razão de doença, invalidez, acidentes, gravidez ou prisão. Saiba como se organiza a Previdência Social no Brasil e a importância de se fazer contribuições regulares, garantindo os seus direitos.