Home · Conteúdos
Volume 1
A construção da informação
O tema deste vídeo é a imprensa livre e as diferentes formas de censura que afetam sua veiculação. Outra discussão possibilitada pelo vídeo aborda a formação de opiniões.
Comunicar é preciso
Este vídeo tem como objetivo analisar as variações da língua portuguesa: o uso de gírias e as expressões mais utilizadas em cada tipo de trabalho. Busca-se despertar o estudante para refletir sobre a seguinte questão: quando nos comunicamos, estamos preocupados com quem é nosso interlocutor, de forma a adequar a linguagem para sermos bem compreendidos?
Da fumaça à internet
O filme apresenta o processo histórico da evolução da escrita como modo de comunicação. Mostra as grandes invenções que deram agilidade à comunicação, desde os sinais de fumaça até a internet.
O caminho da notícia
Este vídeo destaca o principal gênero da esfera jornalística: a notícia. O caminho da notícia é apresentado considerando os diferentes meios de comunicação: rádio, imprensa, TV ou internet.
O corpo também comunica
A linguagem não verbal é o assunto deste vídeo, nele você verá que os movimentos corporais também comunicam. Analise as cenas e experimente fazer uma "leitura" da linguagem não verbal. Aqui, o que vale mesmo é a observação.
O igual que é diferente
Este vídeo apresenta um olhar sobre a língua portuguesa no mundo. Nele são relacionados os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial.
Preconceito linguístico
A discriminação é um ato reprovável. Seria diferente em relação às formas por meio das quais as pessoas se expressam? É procurando debater essa questão que o vídeo discute o preconceito linguístico, visando desconstruir reações preconceituosas diante das várias formas de comunicação existentes em contextos diversos.
Somos iguais e diferentes
Este vídeo tem como tema a comunicação e as influências culturais que constituem nosso idioma. No decorrer do vídeo são apresentadas diversas situações que expressam como a herança cultural repercute em nossa linguagem, hábitos e costumes.
Somos todos escritores
A produção escrita é tratada neste vídeo que discute as diferentes situações comunicativas que envolvem o uso da escrita. Quais são os ajustes necessários da produção escrita em função de seu contexto de circulação, que pode exigir uma escrita mais formal ou informal? Essa e outras questões sobre o tema são abordadas neste vídeo.
Somos todos leitores
Ler é sempre igual em qualquer situação? Ler para estudar, para seguir instruções, para obter informações, para nos emocionar... Há sempre uma intenção no ato da leitura, por essa razão, ela é feita de diferentes maneiras.
Volume 2
Biografia, uma vida por escrito
Ignácio de Loyola Brandão e Regina Echeverria, dois escritores experientes em biografias, revelam seus métodos de trabalho e aceitam um desafio: escrever um texto sobre uma mesma pessoa, a partir de um mesmo material. O resultado mostra que, nesse gênero, o ponto de vista do biógrafo faz toda diferença.
Escrita: uma grande invenção
O vídeo mostra a invenção da escrita ao longo da História da humanidade, abordando sua evolução até a atualidade. Dos primeiros alfabetos à linguagem usada nas conversas via internet, a escrita está sempre em transformação, assim como as pessoas que a utilizam.
Estudar: como se aprende?
O vídeo destaca a importância dos procedimentos de estudos como anotações, grifos e esquemas. Ao mesmo tempo, ilustra como esses procedimentos são utilizados em diferentes situações do cotidiano fora da escola.
Minha história em primeira pessoa
O vídeo é um encontro com Esmeralda Ortiz. Aos 8 anos, ela se tornou moradora de rua em São Paulo e, mais tarde, viciada em drogas. Recuperada, relatou sua experiência em um livro e mudou o próprio destino. O vídeo destaca os principais aspectos da produção de um texto autobiográfico.
Ofício de escritor 1
O cordelista Moreira de Acopiara fala de seu processo de criação, desde o primeiro esboço da narrativa, passando pela revisão do texto, até sua versão final. O vídeo revela toda a graça e o ritmo do cordel, que encanta tanta gente.
Ofício de escritor 2
Um encontro com Luiz Ruffato, um dos mais premiados escritores brasileiros da atualidade. O escritor fala de sua rotina de trabalho e revela os caminhos de sua criação, mostrando, por exemplo, como o mesmo trecho de um livro vai se modificando ao longo de sua escritura.
Um conto, mil encantos
A atriz Rosi Campos faz uma leitura cativante do conto ?A fiandeira Fátima e a tenda?. Além de emocionar e entreter, o vídeo revela a importância deste gênero.
Volume 3
A poesia de Ferreira Gullar
"A poesia nasce do espanto, daquilo que nos surpreende e revela o mistério da vida", afirma o maranhense Ferreira Gullar. O mais importante poeta brasileiro da atualidade, em atividade há sessenta anos, Gullar diz que nunca sabe sobre o que vai escrever: o acaso tem papel fundamental em seu trabalho. O vídeo trata da busca poética de Ferreira Gullar ao longo dos anos, destacando sua aproximação com as artes plásticas. E apresenta animações tipográficas de poemas do autor.
Cartas: relações de correspondência
O vídeo trata da escrita na comunicação interpessoal, com destaque para a carta, origem de vários gêneros escritos. Há alguns séculos, por exemplo, quando não existiam revistas acadêmicas, os pesquisadores comunicavam e registravam suas descobertas por meio de cartas aos colegas cientistas. Mostra também como a tecnologia transformou a comunicação entre as pessoas e está influenciando a própria língua escrita.
Com a palavra, o dicionário!
A necessidade de registrar palavras é antiga. Começou por volta de 2600 anos antes de Cristo, quando surgiram os primeiros dicionários com nomes de profissões e objetos do cotidiano. Além de falar das origens do dicionário, o vídeo traz os desafios que envolvem a produção de um dicionário hoje. Também revela o dinamismo da língua e mostra como as pessoas se relacionam com as palavras.
Conto: uma questão de interpretação
O vídeo apresenta uma antiga história italiana, que no Brasil foi resgatada pela escritora Rosane Pamplona. "Uma questão de interpretação" é conduzido pela atriz Rosi Campos, que nos leva a um reino distante, quando um novo rei chega ao poder. Interessado em expulsar os religiosos de um belo mosteiro para instalar sua residência, ele decide promover um debate entre o sacerdote da corte e um representante dos monges. Aquele que provar maior sabedoria será o vencedor e, caso percam, os monges devem sair do mosteiro. Um conto surpreendente sobre o poder transformador do olhar.
Miniconto: o máximo no mínimo
Narrativas curtas não são novidades na ficção. Grandes escritores da literatura mundial já experimentaram narrar acontecimentos e criar personagens com poucas palavras. Esse vídeo traz alguns dos mais conhecidos minicontos - aqui com suas letras animadas, ganhando a tela. E revela, com uma oficina literária conduzida pelo escritor Marcelino Freire, quais são os recursos utilizados por quem quer causar impacto com tão pouco texto.
O que os poetas fazem com as palavras
A palavra é matéria-prima de todos os poetas. Mas cada autor chega aos poemas por caminhos diversos. Nesse vídeo, o consagrado poeta e tradutor Paulo Henriques Britto e a jovem poeta paulista Annita Costa Malufe desvendam o fazer poético a partir de suas próprias experiências. Como surge um poema? Qual é a importância do ritmo, do som das palavras? Um poema precisa de quanto tempo para ficar pronto? A narrativa é pontuada por animações tipográficas de poemas de Paulo Henriques e Annita.
Volume 4
A arte de argumentar
Como são feitos os editoriais e os artigos de opinião na imprensa? E no dia a dia, como as pessoas defendem o que pensam? Mais do que uma boa dose de clareza, é preciso um conjunto de argumentos para sustentar uma ideia. A arte da argumentação está na organização do pensamento e da palavra.
Da literatura ao cinema
Neste vídeo, roteiristas, escritores e cineastas discutem os desafios que enfrentam para adaptar obras literárias para a linguagem cinematográfica. "Memórias póstumas de Brás Cubas" e "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" são alguns dos filmes brasileiros adaptados que ilustram essa troca de ideias.
O cordel e suas histórias
"Seja bem-vindo, amigo... a este mundo encantado... aqui, em forma de verso... tudo pode ser contado... entre, então, pra nossa turma... e deixe a tristeza de lado." O cordel deu voz à literatura popular. O vídeo mostra suas origens, sua métrica, sua rima. Conheça também a técnica da xilogravura, principal forma de ilustração dos versos impressos em folhetos.
Teatro: a palavra em cena
O espetáculo teatral a partir do texto dramático. Conheça as linguagens do teatro e as possibilidades de leitura. O vídeo apresenta os profissionais envolvidos na produção de peças e mostra a organização dos ensaios, a preparação dos atores, a direção das cenas e algumas técnicas que envolvem a arte de representar.
Traduzindo a Ciência
Este vídeo trata de artigos de jornal ou revista sobre divulgação científica. Jornalistas comentam as adaptações necessárias para que artigos científicos sejam apresentados de forma acessível ao público em geral.
Mundo do Trabalho
Mundo do trabalho - Assédio moral
São consideradas como assédio moral todas as situações em que os trabalhadores são submetidos, sistematicamente, a condutas abusivas durante a jornada de trabalho por parte de suas chefias. Isso expõe o trabalhador a humilhações, constrangimentos, desqualificações ou desmoralizações. O vídeo mostra dois casos de trabalhadores que viveram assédio em seus locais de trabalho e enfatiza a importância desses casos serem denunciados, favorecendo assim a existência de um ambiente de trabalho mais respeitoso.
Mundo do trabalho - Estratégias para o mercado de trabalho
Conheça as novas exigências e as estratégias para o trabalhador se colocar em um mercado de trabalho em constante transformação e altamente competitivo. O vídeo apresenta dicas de como preparar um bom currículo, como se comportar em uma entrevista com o empregador e os conhecimentos mais valorizados.