Home · Conteúdos
Volume 1
Job interview
Neste vídeo, diferentes tipos de trabalho são retratados nas ruas destacando a importância e a necessidade de saber inglês na atualidade. Conheça algumas situações até divertidas no uso equivocado do idioma. Gláucia participa de uma entrevista de emprego falando em inglês. Assim, você terá a oportunidade de ampliar a familiaridade com as formas de comunicação oral em inglês.
Numbers and math operations
Por que é importante estudar? Essa questão dá início ao vídeo em que, para as pessoas entrevistadas, o estudo abre uma série de oportunidades e elas destacam: não há impedimento de idade ou condição social para continuar a estudar! Na empresa, Anderson e Gláucia se encontram às voltas com o cálculo do salário e com as operações matemáticas em inglês.
Talking about the routine
Com depoimentos de entrevistados na rua, o vídeo destaca a importância de haver uma rotina diária para a saúde e para o bem-estar. Uma canção em inglês de fácil memorização introduz vocabulário e verbos básicos utilizados rotineiramente em todos os dias da semana. Gláucia e Anderson protagonizam um diálogo sobre novas expressões em inglês. Como teria sido a experiência de trabalho que Gláucia teve no exterior? Esse é um dos assuntos deste vídeo.
The origin of english language
Este vídeo motiva o estudante para o estudo do inglês, por meio de situações que mostram quanto o idioma já é empregado em nosso dia a dia. Aborda a origem da língua inglesa, pontuando as semelhanças com a língua portuguesa e outros idiomas de origem latina. Você vai conhecer os dois personagens: Anderson e Gláucia, que imigrou para os Estados Unidos. Amigos de infância, eles vão se reencontrar em um processo de seleção de emprego. Gláucia ajudará o amigo a recordar e a aprender novas expressões básicas em inglês.
Volume 2
Culture is...
Para cumprir uma tarefa do curso de inglês, Anderson entrevista Gláucia sobre o que é cultura. Durante um passeio no Parque da Luz, em São Paulo, eles visitam o jardim da Pinacoteca do Estado e conhecem esculturas de artistas contemporâneos.
My world, my neighborhood
Dolores, a amiga mexicana de Gláucia, muda-se para o Brasil com a família. Para ajudá-la a encontrar um lugar para morar, Gláucia e Anderson a levam para um passeio pelo bairro, apresentando-lhe diversos locais. Você vai notar que pessoas de nacionalidades diferentes pronunciam a língua inglesa de modo diverso.
Professional profile
Este vídeo destaca depoimentos de profissionais que necessitam utilizar o inglês: um taxista, uma guia turística, um educador do Museu do Futebol, um atendente do Mercado Municipal de São Paulo, uma secretária e um gerente de restaurante japonês. Eles dão dicas valiosas para quem está estudando inglês e falam sobre a importância de aprender o idioma.
Talking about sports
Neste vídeo, Gláucia e Anderson estão pedalando em um parque quando encontram Mothudi, o amigo sul-africano de Gláucia. Você notará que ele fala inglês com sotaque e ritmo bem diferentes. Foram introduzidas legendas para facilitar a compreensão e o aprendizado. O vídeo também traz vocabulário sobre vários esportes e modalidades esportivas olímpicas.
Volume 3
A toast to all workers
Anderson, Gláucia e sua prima Márcia aproveitam o domingo para fazer um piquenique no parque. A conversa entre os amigos gira em torno das lutas dos trabalhadores ao longo da História, com destaque para a origem do Dia do Trabalho e as conquistas de direitos. Ao final, os amigos brindam a todos os trabalhadores. O diálogo exercita o uso de tempos verbais - presente e passado - e reforça nomes de países e a expressão de datas em inglês.
Better safe than sorry
É mais um dia de trabalho para Anderson e Gláucia, colegas na Star Clean. Quando Anderson encontra caixas com equipamentos de segurança, decide brincar com a amiga. Surge de repente usando máscara, luvas, capacete e se apresenta como Mr. Safety. Gláucia leva um susto e ainda chama a atenção do colega. Afinal, com EPIs não se brinca: eles são fundamentais para a segurança e para a saúde no trabalho. O diálogo apresenta os itens de segurança e destaca expressões idiomáticas e advérbios.
You are what you eat
O vídeo trata da importância da alimentação para a saúde. Gláucia e Anderson saíram para jantar fora. Cardápios em mãos, Anderson só tem olhos para alimentos gordurosos, enquanto Gláucia não se cansa de sugerir opções mais saudáveis. Mas ele resiste. Por que comer legumes? A amiga, então, muda a estratégia: convida Anderson para uma visita à cozinha, onde o cozinheiro vai mostrar como é possível aliar sabor e saúde em um mesmo prato. Ênfase no vocabulário sobre alimentos e pronomes indefinidos quantificadores.
Volume 4
Life narratives
Gláucia e Anderson, os personagens da série de vídeos de Inglês, recebem o amigo sul-africano com uma feijoada. Mothudi se interessa pela história de dois líderes brasileiros que lutaram por melhores condições de vida para os trabalhadores e foram assassinados: Margarida Maria Alves, a primeira mulher a presidir um sindicato rural no Brasil, e Chico Mendes, o preservacionista.
Virtual living
Funcionário de uma empresa especializada, um web designer canadense apresenta uma proposta de construção de site para a empresa Star Clean. Gláucia e Anderson trocam ideias com ele sobre a internet e as atividades em rede que definem a vida virtual do mundo de hoje. O diálogo do vídeo apresenta um novo repertório de palavras da língua inglesa.
Working together
Este vídeo introduz temas sobre empreender e compartilhar espaços de trabalho. Gláucia e Anderson pesquisam novos negócios e visitam a loja de artigos de presentes de Dolores. Observam que a amiga otimizou a loja dela ao combinar ofertas de produtos e de serviços no mesmo espaço. É o conceito de co-working usado para atrair mais clientes.
Mundo do Trabalho
Mundo do trabalho - Assédio moral
São consideradas como assédio moral todas as situações em que os trabalhadores são submetidos, sistematicamente, a condutas abusivas durante a jornada de trabalho por parte de suas chefias. Isso expõe o trabalhador a humilhações, constrangimentos, desqualificações ou desmoralizações. O vídeo mostra dois casos de trabalhadores que viveram assédio em seus locais de trabalho e enfatiza a importância desses casos serem denunciados, favorecendo assim a existência de um ambiente de trabalho mais respeitoso.
Mundo do trabalho - Estratégias para o mercado de trabalho
Conheça as novas exigências e as estratégias para o trabalhador se colocar em um mercado de trabalho em constante transformação e altamente competitivo. O vídeo apresenta dicas de como preparar um bom currículo, como se comportar em uma entrevista com o empregador e os conhecimentos mais valorizados.
Mundo do trabalho - O trabalho em transformação
Sempre que a sociedade muda, o mundo do trabalho se reinventa para atender às novas necessidades. Depois de um século da invenção da motocicleta surge, agora, a prestação de serviços de motoboy. Na contramão, ser chapeleiro foi um bom negócio no século passado. Relacionando passado e presente, o vídeo aborda essas transformações perante a tecnologia e o surgimento de novas ocupações.
Mundo do trabalho - Sindicalismo: uma história
A formação do movimento sindical brasileiro, suas lutas e conquistas de direitos para o trabalhador. O vídeo aborda a organização dos primeiros sindicatos, no início do século XX, até a atualidade. Acompanha, ainda, as transformações das reivindicações sindicais pautadas pelas mudanças histórica, econômica e política no contexto do trabalho.
Mundo do trabalho - Tecnologia e trabalho: uma difícil equação?
A proposta deste vídeo é levar os estudantes a refletir sobre o papel da tecnologia no trabalho. Com o objetivo de ampliar a discussão sobre, por exemplo, a mecanização do corte da cana. Seria a tecnologia a ceifadora de empregos? Quais são as características dos processos de automação nesse e em outros setores da economia?
Mundo do trabalho - Trabalho precário e terceirização
O vídeo, por meio da história de dois trabalhadores que exercem a mesma ocupação, expõe as diferenças entre o trabalho formal e o trabalho precário. Além disso, discute as características do trabalho terceirizado, procurando responder à seguinte questão: trabalho terceirizado é trabalho precário?