Home · Conteúdos
Volume 1
Capitalismo, o mundo das mercadorias
Tudo é mercadoria nas sociedades modernas capitalistas? A sociedade sempre foi capitalista? Essas são as perguntas-chave a serem debatidas neste vídeo. O vídeo apresenta o mundo em que vivemos e coloca ao estudante um questionamento sobre a possibilidade de haver um mundo diferente.
Do feudalismo para o capitalismo
Existe uma divisão social na atualidade? O vídeo apresenta a divisão de classes e como a relação entre elas se altera quando muda a configuração social, econômica e política, tal como aconteceu na passagem do feudalismo para o capitalismo. O vídeo aponta, ainda, para os motivos que levaram ao fim do feudalismo e como isso afetou o ser humano e o trabalho.
O servo e o operário
O vídeo leva o espectador a refletir sobre como, com o surgimento das sociedades modernas capitalistas e o fim do feudalismo, foi alterada profundamente a condição humana, à medida que a maioria da população passou da condição de servo (produtor da própria subsistência, mas preso à terra em que trabalhava) à de operário (homem livre para circular, mas vendendo sua força de trabalho e sem contar com os meios de subsistência).
O surgimento das máquinas
As máquinas contribuíram para facilitar o trabalho humano. Mas seriam elas também razão para deixar o ritmo de trabalho mais rápido? O vídeo mostra as mudanças na sociedade a partir da industrialização, que levou à aceleração dos ritmos na produção.
Tudo é negócio?
O futebol e os negócios são temas do noticiário diário no Brasil. Esse é o mote do vídeo para discutir como nas sociedades capitalistas as atividades humanas são consideradas negócios, isto é, são vistas como possibilidade de lucro e como isso transforma os valores da sociedade. Tudo tem preço, tudo pode ser comprado ou vendido? Assista ao vídeo e construa sua opinião.
Volume 2
A Comuna de Paris
O vídeo retrata a Comuna de Paris (de 1871), momento em que os trabalhadores parisienses conseguiram fazer prevalecer seus interesses, implantando um novo modelo de organização e gestão da sociedade. Mostra as ideias e os interesses que marcaram a organização da Comuna e permite compreender o seu legado para os movimentos sociais e de trabalhadores.
A invenção das nações
A partir do futebol, bandeiras e de outros símbolos pátrios que revelam o sentimento das pessoas sobre suas nacionalidades, o vídeo aborda o nacionalismo, uma das expressões ideológicas que ajudaram a moldar os rumos das sociedades a partir do século XIX, e demonstra que a criação das nações é relativamente recente e responde a interesses econômicos e políticos concretos.
A partilha da África
O vídeo aborda o movimento de conquista e partilha da África pelas potências europeias, no final do século XIX, consequência da necessidade de expansão capitalista por novos mercados e de sua expressão político-militar, o imperialismo. Este movimento é relacionado aos problemas africanos atuais, dentre os quais estão a miséria e os conflitos políticos.
A Primavera dos Povos
O vídeo aborda as principais revoltas e mobilizações populares que eclodiram na Europa no ano de 1848, enfatizando seu alcance geográfico e as proposições políticas comuns. A ideia é provocar o estudante a refletir sobre as tentativas de mudanças sociais e políticas revolucionárias que deixam suas marcas ao longo da História, influenciando acontecimentos até os dias atuais.
O encontro do século
O vídeo apresenta um encontro inusitado entre Adam Smith e Karl Marx - dois personagens que viveram em períodos distintos e que representam as duas correntes de pensamento que marcaram o debate político e ideológico sobre o capitalismo a partir do século XIX: o liberalismo e o socialismo.
Volume 3
A Crise de 1929
O vídeo trata da Crise de 1929 e destaca como seu raio de influência foi se ampliando, afetando a economia e a política mundial, com repercussão inclusive na América Latina. Destaca também o New Deal - série de programas criados pelo governo do presidente estadunidense Franklin Roosevelt, que tinha o objetivo de recuperar e reformar a economia dos EUA, além de auxiliar os afetados pela Grande Depressão.
A Revolução Russa
O vídeo aborda a Revolução Russa, seus antecedentes e suas principais consequências. Você vai entrar em contato com personagens históricos - Lênin, Trotski, Stalin - e compreender a importância desse movimento revolucionário para o século XX.
Guerra Fria: a paz impossível
A narrativa tem início com a explosão da bomba atômica no Japão como prenúncio da Guerra Fria. O vídeo explora os vários palcos onde a Guerra Fria se desenrolou e encontrou expressões da polarização de forças entre União Soviética e Estados Unidos: os feitos na conquista do espaço, a corrida armamentista e a indústria cultural. No vídeo, é discutida também a Guerra do Vietnã.
O fascismo e o nazismo
O vídeo aborda as condições que favoreceram a ascensão do fascismo e do nazismo após a 1ª Guerra Mundial. Mostra como esses sistemas totalitários estão relacionados, entre outros fatores, à crise do capitalismo, ao nacionalismo e à crise econômica que se abateu sobre os países no pós-guerra, com desemprego e falências.
Revolução Cubana e Guerra Fria
O vídeo narra os principais fatos da revolução que levou Cuba a se tornar um país socialista. A Revolução Cubana de 1959 pode ser considerada um divisor de águas desse período: depois dela, as posições políticas se radicalizaram entre os países capitalistas e as nações socialistas, os dois polos da Guerra Fria. Destaque para o ataque ao governo socialista liderado por Salvador Allende, no Chile.
Volume 4
Desafios da Independência
"Independência ou Morte", o quadro do pintor Pedro Américo mostra um dos principais momentos da história do Brasil. O vídeo faz um contraponto da realidade com a ficção nesse famoso quadro e apresenta entrevistas com especialistas sobre os principais acontecimentos que contribuíram para o nascimento e a consolidação do processo da Independência brasileira.
Engenhos da colonização
Historiadores e arqueólogos comprovam: um engenho de cana-de-açúcar localizado entre Santos e São Vicente, no litoral paulista, pode representar um marco da colonização portuguesa no Brasil. O vídeo contempla a importância dessa descoberta, bem como os aspectos econômicos e de ocupação do território brasileiro, que, até hoje, fundamentam as relações sociais e a formação cultural de nosso povo.
Imigração
No século passado, a imigração foi tão forte no Brasil que o país chegou a ter sete estrangeiros para cada três brasileiros. Os navios aportavam na costa brasileira lotados de europeus e japoneses, que abandonavam as crises e as transformações do Japão e da Europa para trabalhar nas lavouras de café. O vídeo relaciona o que a imigração proporcionou ao Brasil numa época de expansão econômica e do fim da escravidão.
Industrialização
O processo da industrialização no Brasil começou pra valer em meados do século XX e, hoje, a indústria brasileira é a 37ª mais competitiva do mundo. O vídeo relata os acontecimentos dessa época e suas consequências para as transformações econômicas, sociais e políticas do País, durante os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
Mundo do Trabalho
Mundo do trabalho - Estratégias para o mercado de trabalho
Conheça as novas exigências e as estratégias para o trabalhador se colocar em um mercado de trabalho em constante transformação e altamente competitivo. O vídeo apresenta dicas de como preparar um bom currículo, como se comportar em uma entrevista com o empregador e os conhecimentos mais valorizados.
Mundo do trabalho - Organização do trabalho
O vídeo discute as características da organização do trabalho e as relações sociais que se constituem a partir dela. Para tanto, recupera sua construção histórica, a partir dos conceitos desenvolvidos por Frederick Taylor que, no início do século XX, apresentou os princípios de administração que são a base dessa organização do trabalho e que são utilizados, ainda hoje, em vários setores da economia.
Mundo do trabalho - Previdência Social
Você sabia que existem 17 milhões de aposentados no Brasil? Esse vídeo fala sobre o sistema previdenciário brasileiro, responsável pelo pagamento das aposentadorias para aqueles que, ao longo de sua vida, contribuíram para a Previdência e, também, por garantir renda àqueles que se veem impedidos de trabalhar por razão de doença, invalidez, acidentes, gravidez ou prisão. Saiba como se organiza a Previdência Social no Brasil e a importância de se fazer contribuições regulares, garantindo os seus direitos.
Mundo do trabalho - Trabalho infantil
O objetivo deste vídeo é aprofundar a discussão sobre o combate ao trabalho infantil. Apesar de proibida pela Constituição, essa forma de trabalho persiste em diversas regiões do país e impede muitas crianças de frequentar escolas.