Home · Conteúdos
Volume 1
Ciclos econômicos e transformação das cidades
Em uma visita ao Arquipélago de Ilhabela, este vídeo apresenta o histórico do município, considerando as diversas funções que ele desempenhou em diferentes ciclos econômicos como: da cana, do café, da pesca e do turismo.
A transformação das cidades e dos seus rios
Este vídeo trata do crescimento urbano e de como algumas cidades lidam com as condições naturais do espaço, realizando a canalização dos rios, como exemplo.
Da produção da terra ao prato
O objetivo deste vídeo é apresentar os três setores da atividade econômica: primário, secundário e terciário, por meio da análise da relação de interdependência entre eles, considerando a divisão territorial do trabalho.
O homem na transformação da paisagem
Este vídeo auxilia a compreender a formação de diferentes paisagens, como a urbana e a rural, que são alteradas pela ação do homem. Favorece, ainda, a percepção dos elementos que compõem a paisagem e como ela é apreendida pelos cinco sentidos humanos.
O tempo passa, a cidade muda
Neste vídeo, as transformações urbanas são analisadas com base em um bairro da cidade de São Paulo. O vídeo possibilita discutir sobre a importância do patrimônio arquitetônico para a preservação da memória histórica.
Planejar é preciso
O planejamento urbano é destacado neste vídeo como forma de mostrar os diferentes aspectos e interesses econômicos, políticos, sociais e culturais que promovem transformações que afetam tanto a paisagem, como a qualidade de vida das pessoas.
Volume 2
A rota da produção brasileira
O vídeo trata dos ciclos de produção econômica brasileira, associando-os à ocupação do território e ao desenvolvimento dos meios de transporte. Evidencia como a produção, seja para a exportação ou para o consumo interno, pode moldar modelos de desenvolvimento local.
Biomas brasileiros: riqueza e diversidade (1)
A partir da viagem de um caminhoneiro pelas estradas do país, o vídeo tematiza os biomas brasileiros, favorecendo a compreensão das relações entre condições climáticas, tipo de vegetação e atividades econômicas. O vídeo chama a atenção, ainda, para a importância de relacionar o desenvolvimento econômico à preservação das condições naturais de cada bioma. Biomas abordados: Campos Sulinos, Costeiro, Amazônia e Cerrado.
Biomas brasileiros: riqueza e diversidade (2)
A partir da viagem de um caminhoneiro pelas estradas do país, o vídeo tematiza os biomas brasileiros, favorecendo a compreensão das relações entre condições climáticas, tipo de vegetação e atividades econômicas. O vídeo chama a atenção, ainda, para a importância de relacionar o desenvolvimento econômico à preservação das condições naturais de cada bioma. Biomas abordados: Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica.
Campo e cidade: sem fronteiras
Por meio do cotidiano de uma família de pequenos produtores rurais no Interior de São Paulo, o vídeo mostra a interdependência entre campo e cidade, enfatizando a prevalência do modo de vida urbano no campo e a importância da produção do campo para o consumo das famílias nas cidades. Outros temas como o padrão de produção rural da agroindústria exportadora e o êxodo rural são tratados por especialistas.
Mangue: ainda ameaçado?
O vídeo conta, brevemente, a história do bioma do mangue na região de Cubatão, na Baixada Santista. Aborda o período mais crítico, quando este manguezal esteve em risco de extinção, e as ações de recuperação e de preservação desenvolvidas na atualidade.
Rio São Francisco: transposição em foco
O vídeo apresenta as obras de transposição do Rio São Francisco, um projeto amplamente discutido e, ainda hoje, controverso. São apresentados, pela voz de especialistas, aspectos favoráveis à obra e argumentos que problematizam seus impactos e eficácia. Pretende-se, a partir do vídeo, estimular o debate e pontuar a importância de se ter posicionamentos balizados pelo conhecimento.
Volume 3
Globalização
Viver em um mundo sem fronteiras, repleto de trocas comerciais e culturais pode parecer uma coisa boa. Essa é uma das faces da globalização que mais se ressalta nos países plenamente integrados no mundo globalizado. Porém, com a globalização, esse processo pode ser desigual e são vários os países que se tornam mais fragilizados nas suas relações internacionais. Assista ao vídeo e conheça melhor esse assunto.
Globalização e trabalho
No mundo globalizado, empresas transnacionais produzem e também compram produtos e serviços de qualquer lugar do planeta. Por isso, podem escolher produzir nos locais onde os salários são mais baixos e a legislação trabalhista, mais flexível. O vídeo "Globalização e trabalho" mostra como a globalização, às vezes, é perversa para os trabalhadores, diminuindo, por exemplo, seu grau de sindicalização e sua capacidade de defesa e de negociação.
Urbanização
Quem vive na cidade de São Paulo sabe bem: faltam áreas verdes, faltam moradias, os rios que cortam a cidade são poluídos, grande parte da população leva mais de uma hora para chegar ao trabalho... Mas será que todas as cidades grandes são ou precisam ser assim? O vídeo "Urbanização" mostra que não. A infraestrutura e as condições de bem-estar podem ser distribuídas de forma mais homogênea para o conjunto da sociedade, se houver planejamento e vontade política dos gestores públicos.
Volume 4
Comércio exterior: o mundo sem fronteiras
O comércio exterior se fundamenta na troca de bens e de serviços entre países. Quando vende é "exportação". Quando compra é "importação". O vídeo apresenta o universo dessa compra e venda e as estratégias para valorizar os produtos. Entenda o movimento da economia globalizada e a importância de contar com parceiros fortes nesse comércio.
Demografia, o perfil do povo
Quem somos? Quantos somos? Onde e como vivemos? O censo demográfico é o nome da pesquisa que mostra o perfil da população, características e necessidades, principalmente nas áreas da saúde, educação, habitação, transporte, previdência e trabalho. O vídeo aponta que o Brasil, hoje um país de jovens, terá mais idosos do que crianças dentro de algumas décadas.
Fontes de energia
Energia é tema recorrente nos dias atuais. Para garantir o abastecimento no planeta é preciso aumentar a produção em 30%, fatia que deve ser extraída de fontes limpas e renováveis para não poluir ainda mais o planeta. Nós, brasileiros, ocupamos o 7º lugar entre os países que mais consomem energia. O vídeo apresenta aspectos do consumo mundial e o esforço dos países na produção de energia.
Mundo do Trabalho
Mundo do trabalho - A força feminina
Por meio da história de vida de três trabalhadoras (uma empregada doméstica, uma motorista de ônibus e uma trabalhadora da indústria), o vídeo discute a inserção das mulheres no mercado de trabalho, levando em conta tanto os avanços ocorridos quanto a predominância de aspectos negativos do trabalho feminino em comparação ao trabalho dos homens.
Mundo do trabalho - Migrante: por uma vida melhor
Por meio de depoimentos e da fala de um especialista, o vídeo mostra como o desenvolvimento econômico do país, em especial do Estado de São Paulo nos anos 1950 e 1960, foi marcado pelo trabalho dos migrantes nordestinos. Ressalta, ainda, como essa presença marcou, e ainda marca, a história de São Paulo, não apenas no aspecto econômico, mas também em relação à sua cultura e tradições.
Mundo do trabalho - Tecnologia e trabalho: uma difícil equação?
A proposta deste vídeo é levar os estudantes a refletir sobre o papel da tecnologia no trabalho. Com o objetivo de ampliar a discussão sobre, por exemplo, a mecanização do corte da cana. Seria a tecnologia a ceifadora de empregos? Quais são as características dos processos de automação nesse e em outros setores da economia?