Home · Conteúdos
Volume 1
A riqueza do solo
Neste vídeo são abordadas questões relativas a um aspecto específico da Terra: o solo. Por meio das explicações de um agricultor, o vídeo permite que os estudantes compreendam como se forma o solo, quais os elementos que o constituem e sua importância para a vida terrestre.
As voltas que o mundo dá
Com base na trajetória cotidiana de um trabalhador, o vídeo mostra como acontecem os movimentos de rotação e translação da Terra, tratando também das questões relativas a esses fenômenos: duração do dia, estações do ano etc. Um dos objetivos do vídeo é levar à compreensão de como a Terra se movimenta no espaço.
Cuidados com o solo
O vídeo busca refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para isso, discute aspectos como desmatamento, garimpos, queimadas, erosão do solo, entre outros.
Lua e Terra: um balé no espaço
Os personagens deste vídeo observam o céu à noite e conversam sobre os movimentos que a Lua faz em torno da Terra. Na conversa explicam os movimentos de rotação e translação feitos pela Lua, suas fases, sua influência nas marés etc.
Perigos de um solo contaminado
Este vídeo trata da contaminação do solo, problema que pode causar a propagação de diversas doenças. Por meio de dramaturgia, o vídeo mostra diversas possibilidades de contaminação e ressalta a importância de evitar o contato inadequado com o solo.
Sistema Solar, Estrelas e Galáxias
Este vídeo explica como são formadas as galáxias, o que são as constelações e, ainda, traz explicações sobre os elementos que compõem o Sistema Solar: estrelas, planetas, satélites naturais etc.
Volume 2
A formação da Terra
A notícia de um terremoto, seguido de tsunami no Japão, assusta Maria Rita. Grávida, ela tem um pesadelo e não se convence de que estamos seguros no Brasil. Mais uma vez, o professor Marcelo Porto entra em cena para explicar a relação entre as placas tectônicas e as ocorrências de terremotos e vulcões. Animações mostram a formação da Terra e os movimentos que dão origem ao revelo.
A vida na água
Maria Rita e Betão visitam o Aquário de Santos e descobrem as características de diversos ecossistemas aquáticos. Guiados por um biólogo, eles têm contato como o conceito de cadeia alimentar e, a partir dessas informações, montam seu próprio aquário em casa.
Big Bang: o Universo em expansão
Um encontro casual na fila do cinema e o professor e astrônomo Marcelo Porto vai saciar a sede de saber de Betão e Maria Rita. Desta vez, o casal está interessado em aprender sobre a origem do Universo e do planeta Terra. Destaque para experimentos e imagens que demonstram as teorias científicas mais recentes sobre o tema.
Como começou a vida?
Betão está doente. Vítor, o sobrinho de Maria Rita, ajuda com as compras de supermercado. Entusiasmado com as aulas de Biologia, ele adora passar adiante o que aprendeu. Os micro-organismos, que não podem ser vistos a olho nu, levam a uma conversa sobre a origem da vida. Participação da professora Maria Cristina Sucupira, que explica, com o apoio de animações, as várias teorias sobre o surgimento da vida na Terra.
Fotossíntese: verde novo em folha
Ao cuidarem dos vasos de casa, Maria Rita e Betão percebem que o alimento das plantas é produzido por elas mesmas. Junto com o sobrinho, e com o apoio de uma professora e de um biólogo que faz demonstrações no laboratório, o casal vai descobrindo como acontece o fenômeno da fotossíntese e percebe sua importância vital.
Volume 3
Darwin no Brasil
O vídeo apresenta os caminhos do naturalista Charles Darwin durante uma viagem ao Brasil, no início de sua carreira, aos 23 anos. Usando relatos de Darwin documentados em um diário, o vídeo revela o encantamento do naturalista diante das belezas e da diversidade que encontrou em terras e mares brasileiros, especialmente no litoral fluminense.
Darwinismo
Os cientistas estimam que exista cerca de 9 milhões de espécies de seres vivos na natureza. Mas como será que surgiram e se desenvolveram tantas espécies diferentes? Essa pergunta motivou o naturalista inglês Charles Darwin a dedicar grande parte de sua a vida ao estudo da origem e da diversidade das espécies. Assistindo a esse vídeo, você conhecerá os principais pontos da teoria que revolucionou o conhecimento científico do século XIX.
Ecologia: comunidade e natureza
Um parque infantil será inaugurado na comunidade onde vivem Betão, Maria Lúcia e seu sobrinho, estudante de Biologia. A partir dessa situação, o vídeo discute os conceitos de Ecologia e Comunidade no reino animal, além das relações que se estabelecem entre as espécies, como o parasitismo e o mutualismo.
Organismos unicelulares
A partir da ação do fermento biológico na produção de pães caseiros, o vídeo apresenta um conjunto de micro-organismos existentes na natureza, destacando a importância de leveduras, fungos e bactérias. Mostra ainda diferentes tipos de células ao microscópio - células vegetais, célula epitelial animal, células do sangue - e organismos unicelulares, chamando atenção para suas diferentes características.
Pegada ecológica
O vídeo discute os impactos causados pela ação do homem na natureza, por meio do conceito de pegada ecológica. O valor da pegada ecológica corresponde à quantidade de terra e água necessárias para sustentar nossos hábitos de consumo. Assistindo a esse vídeo, você pode calcular a sua própria pegada e saber quem são os campeões de gastos do planeta.
Volume 4
Energia
Na superfície da Terra, são raros os processos que não se ligam a alguma forma de energia. Este vídeo aborda os conceitos de acordo com a Física, mostra os fenômenos, suas transformações e os benefícios conquistados pela humanidade: do domínio do fogo até a energia liberada pela fissão nuclear. Mostra, também, que a extração de energias do vento e do sol está cada vez mais presente nos dias atuais.
Estrutura da matéria
A humanidade realizou descobertas e explica a matéria por meio da Ciência. Este vídeo contempla as definições de átomo, nêutron, elétron e aborda o conceito do Big Bang, a explosão que teria criado o universo há bilhões de anos. Mostra, ainda, uma máquina gigante, a centrífuga, que acelera partículas e desafia os cientistas a buscar novas evidências sobre a formação do universo.
Invertebrados
Os personagens da série de Ciências vão conhecer como vivem os invertebrados no mar e na terra. Ao armar a barraca, já se deparam com a corrida do caranguejo "Maria Farinha". Aos poucos, descobrem a rica fauna desses animais, que vão de besouros, como a "Joaninha", ao marisco, à ostra, ao pepino-do-mar e até ao ouriço.
Movimento e suas leis
Aceleração, inércia, trajetória, velocidade. As leis da Física descrevem como se comportam os corpos em movimento. Os personagens da série de Ciências vivenciam situações que demonstram a relação entre as forças que agem sobre um corpo. O vídeo apresenta Betão e Maria Rita descobrindo no dia a dia as leis criadas por Newton.
Propriedades da matéria
Ingredientes misturados com farinha e levados ao forno podem virar um bom prato da culinária. A preparação de diferentes pratos permite ilustrar o conceito de substância e os métodos de separação de misturas. Neste vídeo, um professor demonstra experiências e explica conceitos científicos relacionados às propriedades da matéria.
Vertebrados - Aves e mamíferos
O zoológico é o novo ponto de observação da série de Ciências. O vídeo explica o que são e como vivem aves e mamíferos. Na maternidade do zoo, as incubadoras ajudam a preservar as espécies. Os animais vertebrados têm um organismo complexo e se adaptam bem aos ambientes de clima muito frio ou muito quente.
Mundo do Trabalho
Mundo do trabalho - Saúde e trabalho
Estresse, depressão e ansiedade são a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, resultado, muitas vezes, do ritmo intenso de trabalho, jornadas prolongadas, pressão exagerada para cumprir e ultrapassar metas inatingíveis. Por meio da história de dois trabalhadores que adoeceram em função de problemas dessa natureza e do depoimento de especialistas, o vídeo fala da gravidade dessas doenças psicológicas e da importância de os trabalhadores buscarem ajuda especializada para o seu tratamento.