Home · Conteúdos
Engenhos da colonização
Historiadores e arqueólogos comprovam: um engenho de cana-de-açúcar localizado entre Santos e São Vicente, no litoral paulista, pode representar um marco da colonização portuguesa no Brasil. O vídeo contempla a importância dessa descoberta, bem como os aspectos econômicos e de ocupação do território brasileiro, que, até hoje, fundamentam as relações sociais e a formação cultural de nosso povo. Unidade 1 do Caderno do Estudante.
Desafios da Independência
"Independência ou Morte", o quadro do pintor Pedro Américo mostra um dos principais momentos da história do Brasil. O vídeo faz um contraponto da realidade com a ficção nesse famoso quadro e apresenta reportagens sobre os principais acontecimentos que contribuíram para o nascimento e a consolidação do processo da Independência brasileira. Unidade 2 do Caderno do Estudante.
Imigração
No século passado, a imigração foi tão forte no Brasil que chegou a ter sete estrangeiros para cada três brasileiros. Os navios aportavam na costa brasileira lotados de europeus e japoneses, que abandonavam as crises e as transformações do Japão e da Europa para trabalhar nas lavouras de café. O vídeo relaciona o que a imigração proporcionou ao Brasil numa época de expansão econômica e do fim da escravidão. Unidade 2 do Caderno do Estudante.
Industrialização
O processo da industrialização no Brasil começou pra valer em meados do século XX e, hoje, a indústria brasileira é a 37ª mais competitiva do mundo. O vídeo relata os acontecimentos dessa época e suas consequências para as transformações econômicas, sociais e políticas do País, durante os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Unidade 3 do Caderno do Estudante.