Home · Conteúdos
Capitalismo, o mundo das mercadorias
Tudo é mercadoria nas sociedades modernas capitalistas? A sociedade sempre foi capitalista? Essas são as perguntas-chave a serem debatidas neste vídeo. A história foi sendo construída e seguiu rumo ao capitalismo. O vídeo apresenta o mundo em que vivemos e coloca ao estudante um questionamento sobre a possibilidade de haver um mundo diferente.
Tudo é negócio?
O futebol e os negócios são temas do noticiário diário no Brasil. Esse é o mote do vídeo para discutir como nas sociedades capitalistas todas as atividades humanas são consideradas negócios, isto é, são vistas como possibilidade de geração de lucro e como isso transforma os valores da sociedade. Tudo tem preço, tudo pode ser comprado ou vendido? Assista ao vídeo e construa sua opinião.
O servo e o operário
O vídeo leva o espectador a refletir sobre como, com o surgimento das sociedades modernas capitalistas e o fim do feudalismo, foi alterada profundamente a condição humana, à medida que a maioria da população passou da condição de servo (produtor da própria subsistência, mas preso à terra em que trabalhava) à de operário (homem livre para circular, mas vendendo sua força de trabalho e sem contar com os meios de subsistência).
Do feudalismo para o capitalismo
Existe uma divisão social na atualidade? O vídeo apresenta a divisão de classes e como a relação entre elas se altera quando muda a configuração social, econômica e política, tal como aconteceu na passagem do feudalismo para o capitalismo. O vídeo aponta, ainda, para os motivos que levaram ao fim do feudalismo e como isso afetou o ser humano e o trabalho.
O surgimento das máquinas
A maquinaria contribuiu para facilitar o trabalho humano. Mas seria ela também razão para deixar o ritmo de trabalho mais rápido? O vídeo mostra as mudanças na sociedade a partir da industrialização, que levou à aceleração dos ritmos na produção.