Home · Conteúdos
A Revolução Russa
O vídeo aborda a Revolução Russa, seus antecedentes e suas principais consequências. Você vai entrar em contato com personagens históricos - Lênin, Trotski, Stalin - e compreender a importância desse movimento revolucionário para o século XX.
A Crise de 1929
O vídeo trata da Crise de 1929 e destaca como seu raio de influência foi se ampliando, afetando a economia e a política mundial, com repercussão inclusive na América Latina. Destaca também o New Deal - série de programas criados pelo governo do presidente estadunidense Franklin Roosevelt, que tinha o objetivo de recuperar e reformar a economia dos EUA, além de auxiliar os afetados pela Grande Depressão.
O fascismo e o nazismo
O vídeo aborda as condições que favoreceram a ascensão do fascismo e do nazismo após a 1ª Guerra Mundial. Mostra como esses sistemas totalitários estão relacionados, entre outros fatores, à crise do capitalismo, ao nacionalismo e à crise econômica que se abateu sobre os países no pós-guerra, com desemprego e falências.
Guerra Fria: a paz impossível
A narrativa tem início com a explosão da bomba atômica no Japão como prenúncio da Guerra Fria. O vídeo explora os vários palcos onde a Guerra Fria se desenrolou e encontrou expressões da polarização de forças entre União Soviética e Estados Unidos: os feitos na conquista do espaço, a corrida armamentista e a indústria cultural. No vídeo, é discutida também a Guerra do Vietnã.
Revolução Cubana e Guerra Fria
O vídeo narra os principais fatos da revolução que levou Cuba a se tornar um país socialista. A Revolução Cubana de 1959 pode ser considerada um divisor de águas desse período: depois dela, as posições políticas se radicalizaram entre os países capitalistas e as nações socialistas, os dois polos da Guerra Fria. Destaque para o ataque ao governo socialista liderado por Salvador Allende, no Chile.