Home · Conteúdos
Pegada ecológica
O vídeo discute os impactos causados pela ação do homem na natureza, por meio do conceito de pegada ecológica. O valor da pegada ecológica corresponde à quantidade de terra e água necessária para sustentar nossos hábitos de consumo. Assistindo a esse vídeo, você pode calcular a sua própria pegada e saber quem são os campeões de gasto do planeta.
Ecologia: comunidade e natureza
Um parque infantil será inaugurado na comunidade onde vivem Betão, Maria Lúcia e seu sobrinho, estudante de Biologia. A partir dessa situação, o vídeo discute os conceitos de ecologia e de comunidade no reino animal, além das relações que se estabelecem entre as espécies, como o parasitismo e o mutualismo.
Darwin no Brasil
O vídeo apresenta os caminhos do naturalista Charles Darwin durante uma viagem ao Brasil, no início de sua carreira, aos 23 anos. Usando relatos de Darwin documentados em um diário, o vídeo revela o encantamento do naturalista diante das belezas e da diversidade que encontrou em terras e mares brasileiros, especialmente no litoral fluminense.
Darwinismo
Os cientistas estimam que existam cerca de 9 milhões de espécies de seres vivos na natureza. Mas como será que sugiram e se desenvolveram tantas espécies diferentes? Essa pergunta motivou o naturalista inglês Charles Darwin a dedicar grande parte de sua a vida ao estudo da origem e da diversidade das espécies. Assistindo a esse vídeo, você conhecerá os principais pontos da teoria que revolucionou o conhecimento científico do século XIX.
Organismos unicelulares
A partir da ação do fermento biológico na produção de pães caseiros, o vídeo apresenta um conjunto de micro-organismos existentes na natureza, destacando a importância de leveduras, fungos e bactérias. Mostra ainda diferentes tipos de células ao microscópio - células vegetais, célula epitelial animal, células do sangue - e organismos unicelulares, chamando atenção para suas diferentes características.